
Um Brasil Cada Vez Mais Parecido
Venho observando ao longo dos anos, o quanto o Brasil vem se mostrando cada vez mais parecido entre suas regiões. Parece inicialmente que não falara nenhuma novidade, não é mesmo? No entanto com uma territorialidade gigante que é, não seria tão simples assim. Recentemente ficara assustado com o nível do volume de água das famosas cachoeiras do Iguaçu abaixo dos limites mínimos estabelecidos, e isso já não se faz mais novidade para os nordestinos quando falamos do Velho Chico, não é mesmo?? E a nossa linguagem cada vez mais cosmopolita se expandindo a cada metro quadrado Continental. Tudo isso somos sabedores do processo de transformação assertivo em acontecer com o passar dos ciclos e da própria história, contudo é de se ficar preocupado com o pular de etapas em busca do novo e, não só esquecendo das bases sólidas, pior, enterrando-as em covas rasas, permitindo que uma chuva mais forte venha a varrer todo uma riqueza de valores fazendo sumir por completo da nossa verdadeira identidade. O simples mudar se faz necessário, mas porque de tanta pressa?? Estamos a perder de vista nosso lado lúdico de ver as coisas, onde até os memes, que deveriam dar o suporte ao lado cômico da vida, vem invertendo muitas das vezes o seu papel e penetrando numa seara das polarizações sem propósitos.
Hoje em dia passo a entender a preocupação dos mais velhos, não com o novo, mas com a perda de memória do assim chamado...velho, antigo, démodé, por onde tudo começara, e daí a preocupação com o tudo igual, com o tudo parecido, e na verdade sem nenhuma constatação de fato genuína.
Será que já estou velho a pensar assim?? Não...não é isso. Apenas carente de ações e sustentações para vencer a alienação e mesmice, dando espaço ao livre pensar criativo e próspero em cada um de nós, embora juntos e misturados, sem perder nossas raízes.
Um grande abraço!!
Chico Portela
0 Comentários