Burnout
Você sabe o que é?
O ambiente laboral nunca foi para "amadores". Vários historiadores acreditam que "O Capital", de Karl Marx, foi idealizado em função das péssimas condições de vida dos operários ingleses (independente do conceito basilar da sua teoria, a 'mais valia': discrepância entre o salário pago e o valor produzido).
Muito se tem escrito desde então, e pesquisadores da área emocional, ao longo de anos, vêm estudando e catalogando transtornos mentais, advindos do universo do trabalho.
Hoje existe um termo cunhado especificamente para este fim; chama-se SÍNDROME DE BURNOUT. Ou seja, a compilação de vários transtornos mentais, advindos, diretamente, do ambiente de trabalho.
E as notícias não são boas. Burnout representa nada mais nada menos que diversos transtornos mentais, quase sempre ocorrendo de forma simultânea ou complementar. Estamos falando de 'demônios pessoais' como: exaustão extrema, estresse, depressão, problemas físicos adjacentes, entre outros males, às vezes conduzindo, em último grau, ao suicídio (bastante comum em algumas profissões como a de médicos, rodoviários e policiais).
A situação é tão preocupante que 2 das maiores revistas brasileiras (Época e Exame) recentemente fizeram reportagens de capa, sobre o assunto.
Os dados são alarmantes. Segundo o ISMA-International Stress Management Association, 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem com o problema (72% deles possui alto nível de estresse; 32% desenvolveram Burnout; e 92%, daqueles com Burnout, se sentem incapacitados e esgotados).
Nos EUA e países escandinavos, as empresas fornecem apoio emocional a seus trabalhadores e familiares há mais de 30 anos. Nós ainda engatinhamos neste processo.
Paulo Portela
CEO da Medikus Sistemas de Saúde e fundador do Base Social (apoio emocional a trabalhadores).



1 Comentários
Perfeito ...
ResponderExcluirAcho que que não me lembro de ter lido nada a respeito. E ter pesquisas sobre este assunto e preocupação de fato com estes trabalhadores , aqui mencionados é de suma importância esta abordagem. Em época... vivem momentos de extrema ansiedade.
Eles necessitam ainda mais, dessa ajuda com a saúde emocional. Parabéns! Abre caminhos para pensarmos e interpretações diversas de cunho positivo para ajudar, mais e mais.